A busca por padrões é uma luta para a maioria das mulheres, que tentam seguir os padrões que são impostos a elas pela mídia.
Muitas mulheres aceitam e buscam se encaixar dentro dessa sociedade opressora ,enquanto algumas se revoltam e tentam destruir esses padrões e esteriótipos que causam consequências negativas na vida das mulheres que querem atingir a suposta ''perfeição''.
Pretty Hurts, musica da cantora Beyoncé, fala sobre o esteriótipo da mulher na sociedade, onde a perfeição é ser magra e quem for diferente disso sera julgada e deixada de lado.
Uma frase da música que deixa bem clara a ideia proposta é "Perfection is a disease of a nation", em português seria " a perfeição é a doença da nação" ou seja que todos procuram a perfeição, a beleza, onde ser magra é sinônimo de ser bela.
Na musica é clara a ideia de que a ''beleza machuca'', ou seja, de que a mulher sofre, fisicamente e psicologicamente para atingir aquilo que é imposto a ela. Muitas mulheres se submetem a toda esta "dor" só para poderem se encaixar na sociedade, para que os outros as achem bonitas.
Com a musica, Beyoncé deixa uma mensagem para todas as mulheres, de que mesmo com tanta luta para atingir a perfeição, não é possível atingi-la, pois nunca ninguém será perfeita, sempre terá defeitos aos "olhos" da sociedade.
Temos que mudar isso! Lutar contra padrões, deixar de lado as opressões e imposições. A mulher deve ser aquilo que ela escolher e ser como ela quiser. Cada "imperfeição" e característica diferente que você tem é exatamente aquilo que te deixa ainda mais bonita.
Uma frase da musica que apresenta abertamente a ideia de esteriótipo em relação a mulher é "Toda linda, Toda arrumada, Toda cheirosa" ou seja que toda mulher deve ser "bonita" (seguindo os padrões impostos), cheirosa e arrumada.
A musica mostra outras formas de esteriótipos, como na frase "Barriga chapada" ( que a mulher magra é a mulher bela) , "Eles estão doidinhos" (nesta frase mostra como a mulher é vista para servir de objeto de desejo para o homem e que ela precisa estar "bonita" para eles olharem e se interessarem, dando uma ideia de submissão para a mulher)
A questão tratada nesse post é de que a mulher é vista de diferentes formas, na qual ela precisa entrar em um certo padrão para ser aceita em sociedade.
A Propria mulher compartilha tais padrões, como na musica descidinha, na qual a cantora mesmo sendo mulher fala como todas devem agir, já a beyonce mostra os problemas que essa imposição causa na vida psicológica e física das mulheres, trazendo uma forma de aviso para todas
lutarem contra esses esteriótipos e padrões.
lutarem contra esses esteriótipos e padrões.
ASS: Isabelle Sanches
Nenhum comentário:
Postar um comentário