É muito comum ouvirmos falar sobre a Crise de 29 e os impactos que ela causou em todo o mundo. Porém vamos entender um pouco mais sobre como ela estourou.
Tudo começou quando os Estados Unidos saíram vitoriosos da Primeira Guerra Mundial, com a certeza de uma era de muita prosperidade e crescimento econômico.
Essa confiança extrema no país fez com que, baseado no "American Way Of Life" ou, em português, "Estilo de Vida Americano", os EUA passaram a incentivar o consumo. Os americanos começaram a consumir desenfreadamente, não se importando com a necessidade, mas sim, com a visão de que "quem tem mais é melhor". Essa ideologia se difundiu pelo mundo todo, principalmente através dos filmes Hollywoodianos.
Além do consumo de eletrodomésticos e vestuário, os americanos começaram a investir desenfreadamente na bolsa de valores, chegando a hipotecar suas casas por ações na bolsa.
Enquanto isso, nas fábricas, as máquinas ocupavam o lugar dos trabalhadores, que eram demitidos e acabavam sem dinheiro. MAS O CONSUMO NÃO DIMINUIA!!!
Dessa forma, foi-se criando uma enorme bola de neve de problemas sem solução na sociedade estadunidense, culminando na quebra da bolsa de valores e dando início à pior crise dos EUA.
Em resumo, podemos destacar que a Crise de 29 está diretamente ligada ao consumismo desenfreado que a mídia nos impõe todos os dias e que, muitas vezes, nos deixamos seduzir ao ponto de não sabermos mais definir o que é necessário na nossa vida e o que é supérfluo. Vale a pena pararmos para pensar nessas pequenas situações no nosso cotidiano, para que possamos desconstruir essa ideologia que nos afasta da vida em sociedade e nos transforma em seres individualistas. Procure saber diferenciar necessidade de desejo momentâneo. Reflita antes de comprar.
Feito por: Beatriz Mayumi
gostei demais
ResponderExcluir