Com esse grande avanço e a diminuição nos custos de acesso à tecnologia, a informação passa a chegar muito mais rápido nas camadas populares da sociedade brasileira e isso pode ser um fator preocupante. Hoje em dia, a tecnologia ampliou o leque dos meios de comunicação fazendo com que a mídia, cada vez mais, controle a nossa vida.
Por exemplo, praticamente todos os brasileiros têm acesso à televisão, aberta pelo menos, e sua grande maioria por isso retrata os costumes passados por ela. Mas é preocupante lembrar que essas redes televisivas são controladas por pequenos grupos, principalmente as famílias Marinho e Abravanel. Além da TV, a população está sempre em contato na internet e lendo notícias online, mas advinha quem é a dona do maior portal de notícias do país? A Globo, da família Marinho.
Esse controle de pequenos grupos sobre o pensamento do brasileiro fica ainda mais evidenciado em tempos de crise política que o nosso país vive, onde algumas pessoas acusam esses meios de comunicação de apoiar "A" ou "B". Com isso, a mídia acaba fazendo a cabeça da população, sendo capaz de tomar medidas absurdas gerando , até uma queda no governo.
O povo brasileiro deveria tomar consciência desse domínio que lhe é imposto e procurar outros meios de comunicações , mesmo que seja difícil se desligar dos costumes. A mídia hoje consegue o que quer, transmitindo o que quer para todos. O Brasil, um país com grandes variedades étnicas, culturais e religiosas, é cada vez mais padronizado pelo fato da comunicação ser concentrada nas mãos de poucos.
por Gabriel Reis, Gabriela Blanco e Lucas Zózimo
Nenhum comentário:
Postar um comentário