Diga não as drogas
O problema que tem assombrado muitas famílias por todo o mundo
A adolescência é uma fase da vida em que ocorrem muitas transformações físicas e emocionais. Com essas mudanças, aparecem novos sentimentos, vontades e questionamentos. Com isso, vem a vontade de conhecer, de experimentar o novo mesmo sabendo dos riscos, todos os jovens se sentem "crescidos", maduros o suficiente para tomar certas decisões. É o momento que o ser humano começa a procurar sua identidade, não mais se baseando nas orientações dos pais, mas também nas relações que constrói principalmente com o grupo de amigos e no que foi aprendido durante toda sua infância, em todos os ambientes vividos.
Para a grande maioria dos jovens, ter experiências novas (lugares, músicas, amigos e também drogas) não necessariamente trará problemas permanentes, e muitos se tornarão adultos saudáveis e tudo aquilo terá sido só uma fase. É importante frisar que muitos desses experimentos feitos pelos jovens tem início com bebidas alcoólicas,
Para a grande maioria dos jovens, ter experiências novas (lugares, músicas, amigos e também drogas) não necessariamente trará problemas permanentes, e muitos se tornarão adultos saudáveis e tudo aquilo terá sido só uma fase. É importante frisar que muitos desses experimentos feitos pelos jovens tem início com bebidas alcoólicas,
Mas será que vale a pena arriscar e ter consigo algumas experiências, como o uso de drogas?
Segundo dados pesquisados pelo IBGE, nos últimos anos houve um grande aumento do uso de drogas ilícitas por adolescentes. Agora, qual é o motivo desse problema? O que está na cabeça desse jovens para realizarem tal ato?
Existem alguns fatores principais para jovens sentirem a vontade de utilizarem drogas, que são:
-Curiosidade
A curiosidade dos adolescentes é um dos grandes fatores de maior influência na experimentação de álcool principalmente e também outras drogas, assim como a opinião dos amigos. Essa curiosidade o faz buscar novas sensações e prazeres, o adolescente normalmente gosta de viver o presente, não se preocupando muito com o futuro etc, e o efeito das drogas vai de encontro a isto, já que a mesma proporciona ao usuário uma "onda" imediata.
-Modismo
O modismo é outro fato muito importante nesse assunto, pois os adolescentes são particularmente vulneráveis (alguns mais, outros menos) a estas influências. A pressão da turma, o modelo dos ídolos e os exemplos que os jovens tiveram dentro de casa, todas essas situações podem influenciar muito o jovem.
-Sintomas Depressivos
Os sintomas depressivos na adolescência, são por um lado normais, em virtude das grandes mudanças biológicas e psíquicas ocorridas neste período, porém também podem significar um grande risco. O jovem que está triste, ansioso ou desanimado, pode buscar atividades ou coisas que o ajudem a se sentir melhor. Neste sentido as drogas podem proporcionar, de forma imediata, uma melhora, alívio ou até a fuga desses sintomas. Quanto mais impulsivo e menos tolerante à frustração for o adolescente, maior será esse risco.
É recomendado por especialistas da faixa etária entre os adolescentes (12-17) que os familiares tentem estar cada vez mais presentes nas vidas dos jovens presentes em suas vidas, para que possam dialogar e evitar o máximo de drogas, observando cada um dos possíveis fatores que levem ao uso de alguma droga e também os conscientizando sobre todos os riscos pois é muito nítido perceber que existe uma séria sensação de "onipotência", o que quer dizer que os jovens sempre acham que com eles não acontecerá nada sério, que é sempre possível sair do mundo de drogas e tudo que as envolvem sempre que desejado.
Mesmo sendo "tentadoras" e que pareçam algo bom, não se deve ser usada, pois o que elas proporcionam no momento (que pode ou não ser uma sensação boa), não pode ser nada comparado com o que elas podem trazer no futuro!! Então SEMPRE DIGA NÃO AS DROGAS!!!!!
Fontes:
http://www.estadao.com.br/noticias/geral,ibge-cresce-o-uso-de-drogas-ilicitas-por-adolescentes,1044304
http://www.vidasemdrogas.org/imagens/crianca.jpg
http://mileyforeverfans.com/wp-content/uploads/2013/09/logomff57.png
João Pedro Fragoso e Gabriel Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário