quarta-feira, 13 de julho de 2016

Donald Trump e a xenofobia nos EUA


          

         Com certeza todos conhecem ou pelo menos já ouviram falar de Donald Trump, candidato à presidência dos Estados Unidos, que vem chocando muitas pessoas com suas ideias e campanhas extremamente nacionalistas e xenófobas.
      Mas quem é ele? Donald John Trump é um magnata dos negócios americanos, personalidade de TV e autor. Trump é o fundador da Trump Entertainment Resorts, que opera vários casinos e hotéis pelo mundo.

      Em junho de 2015, Trump anunciou sua candidatura pelo Partido Republicano e desde então, tem conquistado apoio entre a ala ultra-conservadora do país. Mas seus comentários tem atraído a condenação de outros políticos e da mídia mundial.
       Em um de seus pronunciamentos, o concorrente de Hillary Clinton, acusou o México de enviar drogas e estupradores através da fronteira com os EUA. O mesmo ainda acrescentou dizendo que um muro deveria ser construído entre os dois países.

        Donald Trump é só um dos inúmeros exemplos pelo mundo atualmente de como as pessoas vem pregando a intolerância e o preconceito. A mesma situação pode ser vista na forma como os refugiados estão sendo tratados, ou com o resultado do Brexit na Europa. 
        A xenofobia vem aumentando e frequentemente se expressa de forma violenta, com agressões e assassinatos de estrangeiros, mas também em diversos atos cotidianos de discriminação negativa.
        Para o candidato republicano, o resultado do referendo do Brexit reforça a sua estratégia, por representar a força do sentimento “anti establishment” (ponto de vista oposto ao convencional nos aspectos sociais, econômicos e políticos dentro de uma sociedade).
       A pesquisa mais recente, mostra os candidatos Clinton e Trump empatados na preferencia dos eleitores nos estados de Iowa e Ohio.


                               Gabriela Blanco, Lucas Zózimo e Gabriel Reis.







Um comentário: