sábado, 23 de julho de 2016

O caso da repórter assediada pelo cantor Biel






Para quem ainda não sabe, vou explicar mais ou menos o que aconteceu:


"Durante uma entrevista para a divulgação de seu novo CD, em maio, o cantor Biel assediou uma repórter do iG, referindo-se a ela como "gostosinha" e dizendo que “a quebraria no meio”. A repórter denunciou o artista por assédio sexual no dia 11 de maio, na 1ª Delegacia da Mulher de São Paulo e, em 3 de junho, o portal iG divulgou as primeiras informações."

"Desde que acusou o cantor Biel de assédio sexual durante uma entrevista, a repórter havia optado por não revelar sua identidade publicamente, mas mudou de decisão. Em entrevista exclusiva a Thatiana Brasil, a estudante de jornalismo Giulia Pereira, de 21 anos, mostrou o rosto e falou pela primeira vez à TV sobre o que aconteceu no dia em que foi assediada pelo artista. Giulia, que à época trabalhava como estagiária do Portal iG, contou todos os detalhes do dia em que entrevistou Biel e revelou tudo o que ouviu dele. A jovem ainda falou sobre o fato de ter sido demitida do iG após a denúncia e fez mais uma grave revelação. Segundo ela, além das atitudes desrespeitosas de Biel mostradas em áudios e vídeos, há uma fala dele que não foi gravada. O cantor, segundo Giulia, a ameaçou de estupro. Veja a entrevista na íntegra."




A mídia, principalmente através de comerciais com a coisificação da mulher e músicas que literalmente fazem da mulher um objeto, costuma "naturalizar" a questão do machismo. Pode-se reparar neste caso, que se a repórter não tivesse ido denunciar o ocorrido, as pessoas que vissem o vídeo provavelmente não iam se escandalizar vendo as falas do cantor. Tudo hoje parece muito normal, e não é pra ser assim! 

Você, homem, não tem ideia de como é ver alguém do outro sexo na rua e, sem ao menos conhecer a pessoa, ter medo do que esta pessoa pode fazer. Sabe o que é você ir fazer apenas trabalhar e dizerem pra você que te estuprariam depois que acabasse o seu trabalho? Ou passar pela rua e ser obrigado a ouvir piadinhas de muito mal gosto?



Vamos quebrar esse silêncio, fazer como essa repórter fez! Machismo nunca é "apenas uma brincadeira". Mulheres, não deixem essas coisas passarem em branco. Assim vocês acabam ajudando na proliferação dessa cultura enraizada em nossa sociedade. Denuncie, fale com alguém. Não se trata de superioridade feminina em relação ao homem ou coisa do tipo. Estamos falando de igualdade, luta contra a opressão. Se todos, meninos e meninas, aos poucos, com as nossas ações e reações do cotidiano combatermos a cultura do "ah, mas ela mereceu./Mas também, olha como ela estava vestida!/ Lugar de mulher é na cozinha." , pouco a pouco caminharemos em direção a uma sociedade mais justa e igualitária.



Fontes:

http://gente.ig.com.br/2016-06-09/tudo-sobre-a-denuncia-de-assedio-contra-biel.html
http://entretenimento.r7.com/programa-do-gugu/videos/-reporter-que-acusa-biel-de-assedio-mostra-o-rosto-e-fala-pela-primeira-vez-a-tv-veja-a-entrevista-completa-21072016
http://i1.wp.com/blogueirasfeministas.com/wp-content/uploads/2011/10/444.jpg
https://catracalivre.com.br/wp-content/uploads/2016/06/biel_assedio.jpg




Feito por: Letícia Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário