Ninguém nasce consumista. O consumismo é uma ideologia, um hábito mental forjado que se tornou uma das características culturais mais marcantes da sociedade atual. Não importa o gênero, a faixa etária, a nacionalidade, a crença ou o poder aquisitivo. Hoje, todos que são impactados pelas mídias de massa são estimulados a consumir de modo inconsequente.
As crianças, que vivenciam uma fase de peculiar desenvolvimento e, portanto, mais vulneráveis que os adultos, não ficam fora dessa lógica e infelizmente sofrem cada vez mais cedo com as graves consequências relacionadas aos excessos do consumismo: obesidade infantil, erotização precoce, consumo precoce de álcool, estresse familiar, banalização da agressividade e violência, entre outras. Nesse sentido, o consumismo infantil é uma questão urgente, de extrema importância e interesse geral.
Para o mercado, antes de tudo, a criança é um consumidor em formação, consumidor de hoje e do amanhã, e uma poderosa influência nos processos de escolha de produtos ou serviços.
Na verdade, os pais são desafiados quando ensinam os filhos que o essencial é ser o que é, já que estes estão sendo bombardeados pelo consumismo de todos os lados. Os shoppings possuem uma estrutura que fascina as crianças, as lojas de brinquedos, o parque, as cores e as luzes as atraem. Além das propagandas, que possuem técnicas muito eficazes de convencer estes pequenos seres em formação.
No vídeo abaixo, há a demonstração das propagandas voltadas justamente para crianças, para que atinja especificamente este tipo de faixa etária:
Assim, de acordo com as propagandas demonstradas no vídeo, as crianças que estão usando o tal produto estipulado mostram-se mais integradas no meio social e mais felizes,denotando a ideia de que é necessário obtê-lo para não ser excluído. Outro fator importante, é que se utilizam sempre de crianças para atingir justamente este público alvo. A ideia de precisar obter para não ser excluído aumenta o desejo consumista nas crianças e, gera uma insatisfação naqueles que não tem condições para obtê-lo. Já que, as propagandas são as mesmas para crianças desde a faixa mais pobre até a mais ricos.
Os pais e a escola podem ensinar a criança a consumir com consciência e responsabilide. Considerando a qualidade do produto e as necessidades a fim de não desperdiçar e sim de economizar.
Vale ressaltar algumas estratégias para os pais, quando o assunto é consumir:
• Diante da insistência da criança, seja firme, pois essa não sabe o que é melhor para ela.
• Oriente a criança que antes de gastar o dinheiro é necessário ganhá-lo.• Deixe-a participar do dia a dia da família, indo às compras de supermercado. Negociando com ela, antes de sair, quais os produtos que serão adquiridos.
Diga não a alienação infantil.
Não deixemos que as nossas crianças se tornem a alma do negócio.
Maior controle na infância = cidadão consciente no futuro.
Fonte (imagens e vídeo):
http://rebrinc.com.br/wp-content/uploads/2015/04/foto_emidio_consumoinfantil.jpg
http://www.otempo.com.br/polopoly_fs/1.753002.1385676180!image/image.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg72NoD7zp_hdobTRU3lV7WjKeDFtmebnLtKD3mI-vb9EfubLhaYoRwt2UBBaVHMuC4dL_ti6SQiymYRmBhJ-6KmJ46pHqRCqivdTL3qbBfHqdYXvcNsqRWDzLqoB_YxFSvQ4M6D2UOcPqc/s640/luciano.gif
https://www.youtube.com/watch?v=VI_Nd0-Tgvg
parabéns
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