quinta-feira, 28 de julho de 2016

Jogos Vorazes e a mídia manipuladora




Jogos Vorazes é um filme que retrata 12 distritos que são comandados por um regime totalitário. E, para controlar a população, a capital realiza os jogos, em que um menina e um menino de cada distrito são escolhidos para participar destes. Eles tem que lutar (na arena) até que apenas um sobreviva. Os tais jogos são passados para todos, sendo um reality show.





 Com o objetivo de salvar sua irmã caçula, a jovem Katniss Everdeen (interpretada pela renomada Jennifer Lawrence) se oferece para participar da competição no lugar de sua irmã. Assim, ela acaba contando com a companhia de Peeta Melark (interpretado por Josh Hutcherson), desafiando o sistema dominante. 




Com a realização da competição, as pessoas ficam "vidradas" apenas nos jogos e esquecem os problemas que as circundam. O reality show se torna o foco de toda a população; acompanhar os jogos, conhecer os participantes, ver quem vai vencer. Logo, os "jogos vorazes" seriam uma estrategia da Capital para controlar todos os distritos. 




Enquanto a capital vive no luxo e na riqueza, vivendo do bom e do melhor, pessoas nos distritos às vezes tem que roubar um pão par sustentar a família; mas quando os Jogos Vorazes começam, todos esquecem dos problemas sociais e focam no reality show, enquanto a Capital vai adquirindo cada vez mais poder. Isto é exatamente o que acontece com a sociedade e os donos dos veículos de comunicação (mídia - TV, rádios, etc), não é mesmo?




Outro fato importante é que muitas das vezes a Capital às vezes mandava pessoas falarem para o povo coisas que não eram verdade, mas que, para alienar o povo e omitir a verdadeira situação, eles falavam. Muitas das vezes estas pessoas não queriam falar, não queriam mentir, mas devido à pressão (muitas das vezes super severa) eles eram obrigados. Visto isso, a manipulação da Capital através da mídia é indiscutível.

 A relação dos jogos vorazes com a vida real é que nos jogos há uma manipulação constante da mídia (no caso no filme sendo representado pela Capital) sobre as população dos distritos fazendo assim com que a população esteja totalmente subordinada e alienada. E esta alienação se apresenta na nossa vida por meio da televisão e internet, por exemplo, que priorizam os assuntos de divertimentos em detrimento de assuntos de relevâcia, escondendo a corrupção por exemplo.


Feito por: Letícia Rocha, Clarice Dupont e Isabela da Silva


Nenhum comentário:

Postar um comentário