Para começar, globalização é a busca pela expansão de mercados consumidores, processo que é facilitado pelos avanços da revolução técnico-cintífica (RTC). Isto acontece desde o século XVI, com a expansão marítima e comercial para conquistar mercados.
Tá, mais o que isso tem a ver com a mídia hoje?
Deixa eu explicar: com os avanços na RTC, há uma integração mais plena e rápida no mundo, é como se "a distância fosse suprimida pelo tempo". Isto aumenta o fluxo material (produtos, tipo carros e roupas) e imaterial (capital e informações).
Estes avanços tecnológicos proporcionam a propagação de informação em tempo real, como quando você, aqui do Brasil, manda uma mensagem no Whatsapp para alguém que está na China e esta pessoa responde instantaneamente.
Aí entra a mídia. Os veículos de comunicação entram em ação para disseminar informações e vender seus produtos, seja através da TV, da internet, dos jornais ou rádios. Você facilmente consegue saber de uma polêmica que acontece do outro lado do mundo sem ao menos precisar ir para lá. Você também pode comer no Mc Donald's tanto aqui no Brasil como em praticamente qualquer lugar no mundo, por exemplo. Assim, os donos desses veículos mundiais, normalmente dos países mais poderosos, como os EUA, utilizam-os para propagar sua cultura e costumes. Isto é nítido ao ver pessoas que almejam produtos caros só porque "são do exterior".
Isto pode ser visto com a moda do uso de produtos da marca norte-americana Nike. Ela é cara, mas quem a usa normalmente é "bem visto". Isto se popularizou de uma tal forma que são vendidos produtos até pirateados na rua com a marca falsa da Nike, só para a pessoa poder comprar e dizer que tem algo da marca. É apenas um casaco; é apenas um tênis: mas tem uma marca norte-americana estampada.
A mídia não apenas reproduz produtos internacionais, mas também ideologias, marcas, modos de vida. Um comercial de um produto dos EUA, por exemplo, não apenas induz à compra do produto, mas reproduz o estilo de vida deles, e faz com que pessoas ao redor do mundo o queiram ter também. Isto não é só mostrado em comerciais ou anúncios, mas também em programas de TV, na expansão de multinacionais, em filmes, músicas entre outros.
Ter costumes e usufrir de produtos dos países mais desenvolvidos se torna uma forma de elevar seu status social. Assim, há um processo de homogenização cultural, em que a cultura e costumes daqueles que tem maior poder econômico e portanto, tem maior influência, são disseminados facilmente e acabam "ofuscando" as culturas consideradas menores ou inferiores. Ou seja, a globalização proporciona um maior alcance da mídia, atingindo escala mundial. O mundo parece ser menor, tudo parece mais interligado, e assim as ideologias são muito mais rápidas de serem espalhadas pela sociedade.
Fonte das imagens:
https://www.google.com.br/imgres?imgurl=https%3A%2F%2F41.media.tumblr.com%2F2d6f3746fd4c0bef561132956313e102%2Ftumblr_ny0xv6plAI1r0h29ro1_500.png&imgrefurl=https%3A%2F%2Fwww.tumblr.com%2Ftagged%2Ffiks%3Areflective&docid=ibi4JgAA3gvulM&tbnid=ug_BULEV59sskM%3A&w=500&h=375&bih=666&biw=1280&ved=0ahUKEwiSxfWcrpTOAhWJHpAKHcPzChcQMwgeKAAwAA&iact=mrc&uact=8
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi8XL2QyQkxq5HBJqbuqHKYhXkk8A2L1Rs4xDs7zWzEgWeANbGRJG2uaOaGhEnc5qIpaNmID2g1MBIPndmMU0b31TQMgo4ZcGkYNlaZq6ALlUWXUw139e2iIskwDiqtz0rPg-8aOBodjdg/s1600/homogeneiza%C3%A7%C3%A3o+de+culturas+capitalismo.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgHlNvYV2TzEKQJneX3J8lc6YkDkTtn2zKtJSKMkdQKUmeWsevsy5uvKlaU_H5AHgSMHB6EfYuIQC-xws9enToZchJ-1ZEDO-YMylaipoG1XSgl8pzdbmrkklYbuUa4wsvWUQa0L6r5FQGG/s640/post-marcas.jpg
https://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwiEh5-yr5TOAhWDhZAKHRGnDnkQjRwIBw&url=https%3A%2F%2Fwww.tumblr.com%2Ftagged%2Ft%25C3%25AAnis%253B&psig=AFQjCNGd31fbnvwoUSAZNi0nnwCVyt-62g&ust=1469733811150865
Feito por: Letícia Rocha
Nenhum comentário:
Postar um comentário