
Para começar, globalização é a busca pela expansão de mercados consumidores, processo que é facilitado pelos avanços da revolução técnico-cintífica (RTC). Isto acontece desde o século XVI, com a expansão marítima e comercial para conquistar mercados.
Tá, mais o que isso tem a ver com a mídia hoje?
Deixa eu explicar: com os avanços na RTC, há uma integração mais plena e rápida no mundo, é como se "a distância fosse suprimida pelo tempo". Isto aumenta o fluxo material (produtos, tipo carros e roupas) e imaterial (capital e informações).
Estes avanços tecnológicos proporcionam a propagação de informação em tempo real, como quando você, aqui do Brasil, manda uma mensagem no Whatsapp para alguém que está na China e esta pessoa responde instantaneamente.

Isto pode ser visto com a moda do uso de produtos da marca norte-americana Nike. Ela é cara, mas quem a usa normalmente é "bem visto". Isto se popularizou de uma tal forma que são vendidos produtos até pirateados na rua com a marca falsa da Nike, só para a pessoa poder comprar e dizer que tem algo da marca. É apenas um casaco; é apenas um tênis: mas tem uma marca norte-americana estampada.


A mídia não apenas reproduz produtos internacionais, mas também ideologias, marcas, modos de vida. Um comercial de um produto dos EUA, por exemplo, não apenas induz à compra do produto, mas reproduz o estilo de vida deles, e faz com que pessoas ao redor do mundo o queiram ter também. Isto não é só mostrado em comerciais ou anúncios, mas também em programas de TV, na expansão de multinacionais, em filmes, músicas entre outros.
Ter costumes e usufrir de produtos dos países mais desenvolvidos se torna uma forma de elevar seu status social. Assim, há um processo de homogenização cultural, em que a cultura e costumes daqueles que tem maior poder econômico e portanto, tem maior influência, são disseminados facilmente e acabam "ofuscando" as culturas consideradas menores ou inferiores. Ou seja, a globalização proporciona um maior alcance da mídia, atingindo escala mundial. O mundo parece ser menor, tudo parece mais interligado, e assim as ideologias são muito mais rápidas de serem espalhadas pela sociedade.
Fonte das imagens:
https://www.google.com.br/imgres?imgurl=https%3A%2F%2F41.media.tumblr.com%2F2d6f3746fd4c0bef561132956313e102%2Ftumblr_ny0xv6plAI1r0h29ro1_500.png&imgrefurl=https%3A%2F%2Fwww.tumblr.com%2Ftagged%2Ffiks%3Areflective&docid=ibi4JgAA3gvulM&tbnid=ug_BULEV59sskM%3A&w=500&h=375&bih=666&biw=1280&ved=0ahUKEwiSxfWcrpTOAhWJHpAKHcPzChcQMwgeKAAwAA&iact=mrc&uact=8
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi8XL2QyQkxq5HBJqbuqHKYhXkk8A2L1Rs4xDs7zWzEgWeANbGRJG2uaOaGhEnc5qIpaNmID2g1MBIPndmMU0b31TQMgo4ZcGkYNlaZq6ALlUWXUw139e2iIskwDiqtz0rPg-8aOBodjdg/s1600/homogeneiza%C3%A7%C3%A3o+de+culturas+capitalismo.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgHlNvYV2TzEKQJneX3J8lc6YkDkTtn2zKtJSKMkdQKUmeWsevsy5uvKlaU_H5AHgSMHB6EfYuIQC-xws9enToZchJ-1ZEDO-YMylaipoG1XSgl8pzdbmrkklYbuUa4wsvWUQa0L6r5FQGG/s640/post-marcas.jpg
https://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwiEh5-yr5TOAhWDhZAKHRGnDnkQjRwIBw&url=https%3A%2F%2Fwww.tumblr.com%2Ftagged%2Ft%25C3%25AAnis%253B&psig=AFQjCNGd31fbnvwoUSAZNi0nnwCVyt-62g&ust=1469733811150865
Feito por: Letícia Rocha
Nenhum comentário:
Postar um comentário