terça-feira, 26 de julho de 2016

Ninguém nasce racista!

Em pleno seculo XXI, ainda existem pessoas que acham que sua raça é superior a outras. Quando alguém fala de racismo, a primeira coisa que vem a cabeça de muitas pessoas é "contra negros", mas o racismo é um preconceito baseado no preconceito contra qualquer raça.
 Ele pode ser contra asiáticos, negros, índios, mulatos e até com brancos, por parte de outras raças. Por terem uma história mais sofrida com o preconceito, principalmente pela escravidão, os negros são principal referência quando se fala em racismo.

  

 A mídia influencia muito na vida das pessoas atualmente, tanto de forma positiva como negativa. Se pararmos para observar que no mundo da mídia (novelas, filmes, séries e publicidade em geral), há apenas algumas poucas figuras que representam realmente o homem negro e a mulher negra. "O negro na mídia, principalmente na publicidade, é retratado em imagem sempre das mesmas formas: socialmente carente, trabalhador, malandro ou atleta. Também é possível  perceber que o cabelo  do negro na mídia possui apenas três variações: black power, ou com trancinhas ou curto quase raspado. Fora desses padrões o negro homem sempre é mostrado de cabeça raspada. Alguns podem argumentar que essas são as únicas opções possíveis, mas dizer isso só revelaria ignorância quanto ao visual do negro no cotidiano. Que visual é esse? Não existe um padrão, simples assim."



Separei um vídeo (que está abaixo) que achei bastante interessante. Esse vídeo foi feito pela equipe do criança esperança 2016. Eles escolheram um grupo de crianças, que certamente teriam sido escolhidas para fazer uma cena (que elas não sabiam que eram falsa insultando uma mulher negra, mas o final acaba sendo surpreendente.


                                 


Feito por: Bruna Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário